CRONOGRAMA
1ª Semana(06-11 de março)
Aula 1 – 09/03/06
Apresentação, Confecção dos blogs.
Encaminhamento para aula 2
DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação)
2ª Semana(13-18 de março)
Aula 2 – 16/03/06
Discussão sobre Ensino de Ciências, tomando como base o livro
DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação)
Encaminhamento para aula 2: leitura e apresentação de
BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo : Ática, 1998.
3ª Semana(20-25 de março)
Aula 3 – 23/03/06
Apresentação e discussão do livro
BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo : Ática, 1998.
Contatos com realidade escolar, encaminhamentos para observação
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre : Artes Médicas, 1998. (Anexo1)
Encaminhamento para aula 4 (30/03/06):
Cap 5 Hernández e Ventura
FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivan Amorosino do; GOUVEIA, Mariley Simões Flória. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986. (Projeto magistério) CAP4
4ª Semana(27 de março-1 de abril)
Aula 4 – 30/03/06
Discussão sobre Currículo por projetos, apresentação de
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre : Artes Médicas, 1998. (CAP5)
FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivan Amorosino do; GOUVEIA, Mariley Simões Flória. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986. (Projeto magistério) (CAP4)
Encaminhamento para aula 6: pesquisar sobre O papel das tecnologias no ensino das ciências
Encaminhamento dos Seminários: (APRESENTAÇÃO NAS AULAS 8 E 9)
FOUREZ, Gerárd. A contrução das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo : Editora da Universidade Estadual paulista, 1995. (Biblioteca básica) CAPS 2, 3, 4, 5, 13
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa
DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento
PONTUSCHKA, Nídia Nacib (org.). Ousadia do diálogo : interdisciplinaridade na escola pública. São Paulo : Loyola, 1993.
MORTIMER, Eduardo Fleury. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte : Ed. UFMG, 2000. (Aprender)CAPS 1 E 4
ASTOLFI, Jean-Pierre; DELEVAY, Michel. A didática das ciências. Campinas, SP : Papirus, 1990 (CAPS 4, 5, 6)
POZO, J; CRESPO, M. Aprender y enseñar ciencia. Morata: Madrid, 1998(CAPÍTULO VIII)
? PORLÁN, Rafael; GARCÍA, J; CANAL, Pedro (compls). Constructivismo y ensenanza de las ciencias. Diada: Sevilla, 1988.(CAPÍTULO 3)
5ª Semana(03-08 de abril)
Aula 5 – 06/04/06
Observação em escola; Investigação do contexto da escola e levantamento de possíveis problemáticas
6ª Semana(10-15 de abril) 14-Paixão
Aula 6 – 13/04/06
O papel das tecnologias no ensino das ciências
7ª Semana(17-22 de abril) 21-Tiradentes
Aula 7 – 20/04/06
Observação em escola; Investigação do contexto da escola e levantamento de possíveis problemáticas (AS VIVÊNCIAS DEVERÃO SER RELATADAS NA AULA 8)
8ª Semana(24-29 de abril)
Aula 8 – 27/04/06
Relato das vivências
SEMINÁRIO
9ª Semana(01-06 de maio) 1 – Dia do Trabalho
Aula 9- 04/05/06
Organização das propostas de projeto (na aula 10 deverão ser apresentadas propostas concretas)
SEMINÁRIO
10ª Semana(08-13 de maio)
Aula 10 – 11/05/06
Apresentação das propostas de projeto
Encaminhamento para aula 11: pesquisar sobre a função social do ensino das ciências
11ª Semana(15-20 de maio)
Aula 11 – 18/05/06
A função social do ensino das ciências
THEÓPHILO, Inês Maria; MATA, Marlene Feliciano. Ensino de ciências. Fortaleza: Brasil Tropical, 2001. (Coleção para professores nas séries iniciais; v.3)
ZABALA. Prática Educativa
12ª Semana(22-27 de maio)
Aula 12 – 25/05/06
Aplicação dos projetos
13ª Semana(29 de maio-03 de junho)
Aula 13 – 01/06/06
Aplicação dos projetos
14ª Semana(05-10 de junho)
Aula 14 – 08/06/06
Relato da aplicação dos projetos – entrega de artigo
Os artigos serão devolvidos para revisão em data a combinar. A versão final deverá ser entregue na aula 17
15ª Semana(12-17 de junho) 15 – Corpus Christi
Aula 15- 15/06/06 -
FERIADO
16ª Semana(19-24 de junho)
Aula 16- 22/06/06
CARVALHO, Anna M Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Questões da Nossa época; v. 26)
17ª Semana(26 de junho-1 de julho)
Aula 17 – 29/06/06
Data final para entrega de relatório da disciplina e artigo sobre o projeto desenvolvido
18ª Semana(03 -08 de julho) – 02/07 Aniversário de Fundação da UFBA
Aula 18 – 06/07/06
19ª Semana(10-15 de julho)
Aula 19 – 13/07/06
Provas finais:a 22 de julho
AVALIAÇÃO: CRITÉRIOS E DATAS
* Participação em sala
Processo contínuo
* Articulação Universidade-Escolas
Observação da escola (06 e 20/04/06)
Apresentação das vivências e projetos (27/04 e 08/06/06)
Apresentação em seminário externo (??)
* Diário
Processo constante
* Registro e Produção
Todo o processo vivenciado na disciplina deve ser registrado em um relatório, entregue no final do semestre. Os alunos também produzirão um artigo baseado nas observações, discussões, criação de desenvolvimento dos projetos. (29/06/06)
* Visibilidade
Ao final do semestre é essencial que se faça uma nova reavaliação do processo realizado (além das releituras ao longo do período). Esta vivência possibilitará que o professor em formação chegue a conclusões interessantes sobre este processo. Um dos passos para a mudança é a visibilidade, sendo assim, os alunos deverão apresentar uma produção com os resultados e reflexões de suas vivências, no formato de um material publicável, contribuindo para este desenvolvimento.
Apresentação em seminário externo (??)
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