Thursday, March 09, 2006

CRONOGRAMA

1ª Semana(06-11 de março)

Aula 1 09/03/06

Apresentação, Confecção dos blogs.

Encaminhamento para aula 2

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação)

2ª Semana(13-18 de março)

Aula 2 16/03/06

Discussão sobre Ensino de Ciências, tomando como base o livro

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação)

Encaminhamento para aula 2: leitura e apresentação de

BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo : Ática, 1998.

3ª Semana(20-25 de março)

Aula 3 23/03/06

Apresentação e discussão do livro

BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo : Ática, 1998.

Contatos com realidade escolar, encaminhamentos para observação

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre : Artes Médicas, 1998. (Anexo1)

Encaminhamento para aula 4 (30/03/06):

Cap 5 Hernández e Ventura

FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivan Amorosino do; GOUVEIA, Mariley Simões Flória. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986. (Projeto magistério) CAP4

4ª Semana(27 de março-1 de abril)

Aula 4 30/03/06

Discussão sobre Currículo por projetos, apresentação de

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre : Artes Médicas, 1998. (CAP5)

FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivan Amorosino do; GOUVEIA, Mariley Simões Flória. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986. (Projeto magistério) (CAP4)

Encaminhamento para aula 6: pesquisar sobre O papel das tecnologias no ensino das ciências

Encaminhamento dos Seminários: (APRESENTAÇÃO NAS AULAS 8 E 9)

FOUREZ, Gerárd. A contrução das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo : Editora da Universidade Estadual paulista, 1995. (Biblioteca básica) CAPS 2, 3, 4, 5, 13

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa

DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento

PONTUSCHKA, Nídia Nacib (org.). Ousadia do diálogo : interdisciplinaridade na escola pública. São Paulo : Loyola, 1993.

MORTIMER, Eduardo Fleury. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte : Ed. UFMG, 2000. (Aprender)CAPS 1 E 4

ASTOLFI, Jean-Pierre; DELEVAY, Michel. A didática das ciências. Campinas, SP : Papirus, 1990 (CAPS 4, 5, 6)

POZO, J; CRESPO, M. Aprender y enseñar ciencia. Morata: Madrid, 1998(CAPÍTULO VIII)

? PORLÁN, Rafael; GARCÍA, J; CANAL, Pedro (compls). Constructivismo y ensenanza de las ciencias. Diada: Sevilla, 1988.(CAPÍTULO 3)

5ª Semana(03-08 de abril)

Aula 5 06/04/06

Observação em escola; Investigação do contexto da escola e levantamento de possíveis problemáticas

6ª Semana(10-15 de abril) 14-Paixão

Aula 6 13/04/06

O papel das tecnologias no ensino das ciências

7ª Semana(17-22 de abril) 21-Tiradentes

Aula 7 20/04/06

Observação em escola; Investigação do contexto da escola e levantamento de possíveis problemáticas (AS VIVÊNCIAS DEVERÃO SER RELATADAS NA AULA 8)

8ª Semana(24-29 de abril)

Aula 8 27/04/06

Relato das vivências

SEMINÁRIO

9ª Semana(01-06 de maio) 1 Dia do Trabalho

Aula 9- 04/05/06

Organização das propostas de projeto (na aula 10 deverão ser apresentadas propostas concretas)

SEMINÁRIO

10ª Semana(08-13 de maio)

Aula 10 11/05/06

Apresentação das propostas de projeto

Encaminhamento para aula 11: pesquisar sobre a função social do ensino das ciências

11ª Semana(15-20 de maio)

Aula 11 18/05/06

A função social do ensino das ciências

THEÓPHILO, Inês Maria; MATA, Marlene Feliciano. Ensino de ciências. Fortaleza: Brasil Tropical, 2001. (Coleção para professores nas séries iniciais; v.3)

ZABALA. Prática Educativa

12ª Semana(22-27 de maio)

Aula 12 25/05/06

Aplicação dos projetos

13ª Semana(29 de maio-03 de junho)

Aula 13 01/06/06

Aplicação dos projetos

14ª Semana(05-10 de junho)

Aula 14 08/06/06

Relato da aplicação dos projetos entrega de artigo

Os artigos serão devolvidos para revisão em data a combinar. A versão final deverá ser entregue na aula 17

15ª Semana(12-17 de junho) 15 Corpus Christi

Aula 15- 15/06/06 -

FERIADO

16ª Semana(19-24 de junho)

Aula 16- 22/06/06

CARVALHO, Anna M Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Questões da Nossa época; v. 26)

17ª Semana(26 de junho-1 de julho)

Aula 17 29/06/06

Data final para entrega de relatório da disciplina e artigo sobre o projeto desenvolvido

18ª Semana(03 -08 de julho) 02/07 Aniversário de Fundação da UFBA

Aula 18 06/07/06

19ª Semana(10-15 de julho)

Aula 19 13/07/06

Provas finais:a 22 de julho

AVALIAÇÃO: CRITÉRIOS E DATAS

* Participação em sala

Processo contínuo

* Articulação Universidade-Escolas

Observação da escola (06 e 20/04/06)

Apresentação das vivências e projetos (27/04 e 08/06/06)

Apresentação em seminário externo (??)

* Diário

Processo constante

* Registro e Produção

Todo o processo vivenciado na disciplina deve ser registrado em um relatório, entregue no final do semestre. Os alunos também produzirão um artigo baseado nas observações, discussões, criação de desenvolvimento dos projetos. (29/06/06)

* Visibilidade

Ao final do semestre é essencial que se faça uma nova reavaliação do processo realizado (além das releituras ao longo do período). Esta vivência possibilitará que o professor em formação chegue a conclusões interessantes sobre este processo. Um dos passos para a mudança é a visibilidade, sendo assim, os alunos deverão apresentar uma produção com os resultados e reflexões de suas vivências, no formato de um material publicável, contribuindo para este desenvolvimento.

Apresentação em seminário externo (??)

No comments: