Tuesday, November 20, 2007

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO

O relatório deve conter as seguintes informações:

IDENTIFICAÇÃO

1. COMPONENTES (individual, cada componente deve preencher)

Nome:____________________________ Data de nascimento:___/___/__

Endereço: (rua, avenida, estrada; nº; bairro; cep) _____________

E-mail:_______________ Telefone: (celular, residencial) ______

Formação: ____________ Curso: ___________ Semestre:______

2. DADOS DA ESCOLA

Nome da escola: __________________________________________________________

Categoria da escola ( ) pública ( ) privada ( ) comunitária ( ) filantrópica

Endereço completo:_______

E-mail: _____________ Site:_________ Telefone:_________

3. DADOS DO PROJETO

O projeto foi desenvolvido com alunos de ( ) Educação Infantil ( ) Ensino Fundamental (1ª a 4ª)

( ) Ensino Fundamental (4ª a 5ª) ( ) EJA ( ) Ensino Médio ( ) Educação Especial ( ) Espaço não formal

Qual série?_________ Faixa etária: _____________ Nº alunos: _______

Principal disciplina envolvida: __________________

Título do projeto: ___________________________

Duração do projeto: (data início e data de fim): _________Nº de horas na escola: ____

DESENVOLVIMENTO

1. Introdução

§ O contato com a(s) escolas(s), caracterização da escola, perfil dos alunos, observações

§ Importância dos projetos para a escola e para o ensino de ciências (Hernández, Bizzo)

§ Os motivos que levaram a realizar o projeto: relevância e representatividade desta idéia para este contexto

§ A implicação do tema com o contexto da escola e com as disciplinas da série

§ Articulação com outras disciplinas e projetos da escola

§ Envolvimento com pais, funcionários, comunidade

2. A escolha do tema (fatores que influenciaram, a delimitação do tema, as negociações...)

3. Objetivos (do geral para os específicos)

4. Conteúdos relacionados (conceituais, procedimentais, atitudinais)

5. Metodologia planejada

§ Passo-a-passo (respeitando ordem cronológica)

§ Recursos e infra-estrutura necessária (quais seriam, de onde viriam, ônus)

§ Referências (livros, vídeos, sites...) de acordo com normas da ABNT

7. Avaliação – instrumentos para aferir a aprendizagem dos alunos e o projeto

8. Relato

§ Execução/aplicação das atividades do projeto: relato diário, alterações no planejamento, avaliações

§ Dificuldades encontradas

§ Soluções adotadas

§ Resultados alcançados

§ Se fizesse novamente, o que faria diferente?

9. Contribuições para o ensino das ciências...

Retome as teorias trabalhadas sobre o ensino de ciência através de projetos e desenvolva o que foi possível concluir com base na atividade planejada e executada.

ANEXOS

A. OBSERVAÇÃO NA ESCOLA

B. PROJETO

C. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (dos alunos E do projeto)

D. REGISTROS DIÁRIOS

E. AVALIAÇÃO INDIVIDUAL (de cada componente do grupo)

Nome: ____________________________________________________________________________

* Meu envolvimento com a disciplina:

* qual o motivo da escolha desta disciplina, o que esperava dela?

* articulação com os colegas

* empenho

* implicação com a temática

* empenho no tratamento e análise dos dados

* o planejamento e a execução do projeto oportunizou reflexão?

* quais atitudes tomei frente aos imprevistos?

* minha assiduidade às aulas e pontualidade na entrega dos trabalhos

* a disciplina atingiu meus objetivos?

* pontos positivos e negativos da disciplina

* quais sugestões daria para melhorar a disciplina?

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