Monday, October 15, 2007

Como elaborar

PROJETO DE ENSINO III

1.Apresentação


Página de capa: título, nome e identificação da instituição e, data da proposta. Pode-se inserir folha de rosto de abertura detalhada, identificando todos os envolvidos.

Resumo: síntese de todo o projeto ( a redação após a texto completo do projeto).

2.Contexto

Instituição(ões) Proponente(s): indicação dos envolvidos na promoção do projeto, especificando o nível e importância de cada um deles. Dados que comprovem a necessidade do tema e definição da base tecnológica que será desenvolvida (conteúdo).

Origem: descrever como surgiu a idéia, a partir de que? Participação dos beneficiários na sua origem (escola campo), relação do projeto com o planejamento institucional, o processo cronológico de elaboração do projeto e de atividades preliminares já realizadas. Indicar como se dá o envolvimento dos atores.

Justificativa: Fundamentar a relevância do Projeto, deve constar:

- os conhecimentos adquiridos no Curso que apontam para a necessidade deste projeto;

- a contextualização da problemática específica no âmbito concreto do projeto, indicando a análise feita de suas causas e conseqüências;

- a caracterização mais específica possível, dos beneficiários do projeto tanto em termos quantitativos (abrangência), quanto qualitativo (sensibilidade educativa);

- mostrar a contribuição específica do projeto (inovação na área educativa), sintonia com o texto legal. LDB;

3.Intervenção

Objetivo geral: indicar o objetivo maior que orienta a intervenção. Este é um objetivo superior ao específico do projeto, para o qual o projeto contribui.

Objetivo do Projeto: é o objetivo específico do projeto, a sua razão de ser e sua finalidade. ( o tema p/ ex.).

Resultados: especificar os resultados, se os objetivos forem atingidos.

Atividades: descrever as atividade a serem desenvolvidas, ( em cada momento ou encontro). Indicar fases e/ou período de acordo com o cronograma).

Metodologia: - Identificar e justificar a estratégia da intervenção adotada ( relacionando atividades/resultados/objetivo do projeto e objetivo geral);

- os procedimentos adotados e a seqüência lógica das ações;

- dimensão participativa do projeto;

- outros aspectos que julgar importante.

4. Programação

Organização do trabalho e formas de atuação: descrever os procedimentos, rotinas e as formas de organização do projeto.

Recursos humanos e materiais necessários: indicar e justificar todos os recursos necessários ao projeto.

Cronograma: apresentar o calendário de execução das atividades, indicando período de elaboração/ aplicação/ tarefas preparatórias/ plano de ação. (as partes)

Revisões e avaliações: indicar as formas e metodologias de avaliação no processo e avaliação final do Projeto.

5. Anexos

Plano Operacional ou de Ação: apresentar os planos de acordo com o cronograma.

Diagnóstico ou dados coletados: materiais ou instrumentos que foram usados para colher dados ou informações.

Bibliografias:

2 comments:

Hélio Costa said...

Oi Adriane,
Vc pode me informar qual é a fonte deste texto que vc postou? Estou precisando citar um trecho e não encontrei os autores.
Obrigado
Hélio

Anonymous said...

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