Monday, October 15, 2007

Como elaborar Projetos de Ensino I

Existem vários benefícios da realização de projetos de ensino como alternativa metodológica. Eles possibilitam considerar o conhecimento como globalizado, abrem espaço para trabalhos que vão além do espaço delimitado por cada disciplina, valorizam os saberes dos alunos, oportunizam um processo mútuo de aprendizado, através de processos onde a aprendizagem se torna mais significativa, fortalece a função social da escola, ligando ensino-pesquisa-extensão na tríade escola-sujeitos-sociedade.

Porém, não existe nenhuma receita que garanta o sucesso de um projeto de ensino. O que temos são algumas prerrogativas que auxiliam neste processo. Elaborar um projeto é planejar, é delinear o que se pretende fazer, ao que se pretende chegar, como isto será feito... Quanto mais detalhado for este planejamento, mais condições você terá de prever os fatos, evitando imprevistos. Mesmo assim, os imprevistos não estão excluídos do processo, são eles, juntamente de todas as peculiaridades do processo, que tornam esta uma experiência tão rica. Porém, se o projeto estiver bem estruturado, será mais fácil para o educador lidar o que pode vir a acontecer.

Existem alguns passos que facilitam este planejar:

* Problematização: A problematização se dá a partir da observação. É a observação minuciosa do contexto que possibilita ao educador-investigador ver quais são as temáticas que realmente representam uma problemática para aquele contexto.

* Escolha do tema gerador: O tema surge do contexto observado e é ele que balizará todas as ações do projeto. É muito importante que o tema seja bem delimitado e que tenha uma relevância para o contexto em que se pretende trabalhar.

* Justificativa: Informe com clareza os motivos que o levaram a realizar seu projeto. O que você queria que a turma aprendesse? Para isso, trace um perfil da escola, dos alunos, cite a colaboração dos pais, da comunidade escolar e do bairro, das organizações envolvidas, de especialistas.. Mostre como as atividades se articulam à proposta pedagógica da escola.

* Objetivos: O que se pretende alcançar com esta ação (conhecimentos adquiridos, mudanças de atitude e/ou habilidades conquistadas). Normalmente tem-se um objetivo geral, de maior amplitude, e objetivos específicos, que esmiúçam o objetivo geral e dizem respeito às ações.

* Conteúdos: Especifique os principais conteúdos curriculares trabalhados no projeto para atingir os objetivos propostos. Neste caso, os conteúdos devem ser especificamente de Ciências. É interessante que o projeto envolva outras disciplinas (em um trabalho colaborativo com outros professores), neste caso, os conteúdos das outras disciplinas contempladas pela ação também devem ser elencados.

* Metodologia: Como você pretende alcançar os objetivos, qual é a dinâmica do projeto... Aqui, precisam ser descritas:

- Desenvolvimento das ações: passo-a-passo do trabalho e das atividades propostas, respeitando a ordem cronológica.

- Recursos: livros, vídeos, computador, retroprojetor, máquina fotográfica... Especificar quais recursos serão utilizados e como eles serão adquiridos (a escola tem, os integrantes do grupo vão levar, os alunos vão trazer de casa...)

- Bibliografia e outras referências: livros, artigos, revistas, vídeos, sites... Especificar quais e onde estão disponíveis (os integrantes do grupo tem, existe na biblioteca da escola, a professora da escola vai emprestar, foi tirado xérox/cópia...)

É fundamental que todo o material utilizado (produzido ou compilado) para o desenvolvimento da atividade (questionários, palavras-cruzadas, figuras, textos...) seja anexado ao projeto.

* Revisão bibliográfica: É fundamental que se consulte a bibliografia sobre o tema/conteúdos que se pretende abordar no projeto. Dependendo do conteúdo, algumas metodologias se aplicam melhor que outras, mas, para tanto, é necessário conhecer o tema.

* Avaliação: No projeto é necessário indicar as prerrogativas teóricas da avaliação (qual concepção de avaliação se segue, o que se pretende com ela) além dos instrumentos que serão utilizados para tanto. Já no relatório, é necessário, nesta parte, descrever a implementação desta, dificuldades, novas construções, resultados obtidos... A avaliação se compõe de duas partes:

- Do processo de aprendizagem dos alunos. Como se pretende verificar o que os alunos aprenderam? Quais instrumentos avaliativos serão utilizados? Ao final é necessário apresentar sua avaliação sobre o que os alunos aprenderam, o que foi necessário alterar no planejamento, o progresso dos alunos...

- Do trabalho pedagógico. Esta avaliação é fruto da avaliação do grupo pela atividade desenvolvida e dos alunos sobre a atividade desenvolvida pelo grupo. Ou seja, é necessário que cada integrante do grupo que aplicou o projeto faça uma auto-avaliação do projeto, também é necessário que os alunos envolvidos posicionem-se sobre a ação, relatando os pontos positivos, as falhas, as críticas...

1 comment:

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